Delicadeza em bolos

peggy-1
Share Button

O bolo, desde a Antiguidade, está associado à celebração da vida, boa sorte e prosperidade. Da Antiguidade, também, vem a tradição de entregar aos convidados bolo para o retorno às suas casas. As distâncias eram maiores e os meios de transporte mais lentos, assim, a participação em festas e casamentos acarretava em viagens de longa duração que exigiam que se carregassem alimentos. Logo, oferecer bolos era uma forma de atenção e demonstração de apreço.

A tradição de celebrar a vida e ser gentil com os convidados oferecendo bolos como lembrancinhas é mesmo uma delicadeza pela sua simbologia. Veja abaixo algumas opções dessa significativa tradição.

Bem Casado – tradição

Imagem: Conceição Bem Casados

Imagens: Ana Maria Bem Casados 

Mini Bolo – o bolo de casamento em miniatura

Imagens: Cotton and Crumbs e Martha Stewart Weddings

Imagens: Peggy Porschen

Imagens: Maisie Fantaisie

Cupcake – doçura e apelo visual

Quando se trata de cupcakes para lembrancinhas a cobertura em pasta americana garante maior resistência a temperatura ambiente e maior prazo de validade.

Ópera Patisserie, em Londrina.

Imagem: Sugar Bloom

Imagem: Sugar Bloom

Mini Torta Sacher – novidade

A torta Sacher (se pronuncia “zárréa” ) é na verdade um clássico da confeitaria austríaca, surgiu em Viena no ano de 1832. A novidade é a versão mini produzida para lembrancinhas pela Steffi Confeitaria que fica em São Paulo, mas envia para todo o Brasil. A torta é basicamente massa de chocolate, recheio de geleia de damasco e cobertura de chocolate. O Doce e a embalagem podem ser personalizados com as iniciais dos noivos.

Brownie – um dos bolos preferidos no mundo em traje de festa

Imagens:  Empório Brownie

Imagem: Casamento 2.0; Brownies da Empório Brownie

Imagem: Sucre Brownie Boutique

Bolo de Rolo – brasilidade através do tradicional bolo pernambucano

O bolo de rolo é uma adaptação do bolo português Colchão de Noiva, mas ao invés do recheio de nozes, leva goiabada.

Imagens: 1- fotografia Daud Pacha, bolo Doce Mimo; 2- Fleury Douce

Lace Cake – novidade 2

A Leclanté, que faz as doçuras abaixo, fica em Belo Horizonte, mas envia o produto para qualquer lugar do Brasil. O Lace Cake é um bolinho coberto com uma renda de açucar. O bolinho tem como base a farinha de amêndoas e são feitos em oito sabores:  pistache, avelã, amêndoas, chocolate, café, morango, maracujá e limão. São recheados com ganache de chocolate francês ou belga e cobertos com chocolate francês ou belga. E, por fim, são decorados com a renda de açucar.

Petit Four Fondant - origem francesa e visual vintage

O Petit Four Fondant (ou Fancy Fondant ou Fondant Fancie) é basicamente um bolinho recheado com geléia ou creme de manteiga, normalmente com uma camada de marzipã, coberto com fondant colorizado. Ele aparece neste post mais a título de informação, pois não conheço quem os produza no Brasil. Há mini bolos quadrados (mini square cake) que na aparência se assemelham a eles, mas não são a mesma coisa. Fica a inspiração desses adoráveis bolinhos.

Imagem: Peggy Porschen

Imagens: Marie Paulie e Villaperlesukker

zp8497586rq
Share Button

3 comentários para “Delicadeza em bolos